Jaguar regressa à competição em modo eléctrico
A Jaguar regressa este ano à competição. É um marco histórico para uma marca que esteve imbatível em Le Mans entre 1955 e 1957 e voltou a ganhar a clássica francesa em 1988 e 1990 nos tempos da TWR-Jaguar de Tom Walkinshaw.
O regresso passa pela aposta na Formula E (eléctrica), uma disciplina que procura afirmação e mediatismo, mas representa um grande desafio tecnológico para todos os construtores, que vêm a motorização eléctrica como uma alternativa. A Jaguar é a primeira marca Premium a envolver-se numa disciplina que vai entrar no terceiro ano de vida, apesar da Audi e da BMW estarem presentes sob a imagem de equipas semi-oficiais.
O chassis da Jaguar pode ser igual aos restantes (por imposição do regulamento), mas chama-se I-Type 1 e os pilotos da equipa vão ser Adam Carroll; Mitch Evans, pupilo do ex-piloto de F1 Mark Webber, e o chinês Hi-Ping Tung. Sem entrar em juízos de valor, talvez se esperassem nomes mais sonantes para apadrinhar o regresso da Jaguar à competição, tanto mais que James Barclay, o director de equipa, admitiu que "este é um campeonato para pilotos".
A temporada de 2016/2017 começa a 9 de Outubro em Hong Kong e nos testes oficiais, realizados esta semana, "o desenvolvimento do nosso carro evoluiu de forma positiva e estamos satisfeitos com os progressos realizados", admitiu James Barclay. "Queriamos percorrer muitos quilómetros para atestar a fiabilidade e os resultados foram positivos, mas temos de controlar as espectativas, porque em Hong Kong vamos ter uma corrida muito dura pela frente".